Pular para o conteúdo

#FreePaulWatson

É crime proteger os oceanos?

Na manhã de 21 de julho de 2024, o capitão Paul Watson foi preso em Nuuk, na Groenlândia, pela polícia federal dinamarquesa. Ao atracar o M/Y John Paul DeJoria para reabastecer, Watson, ao lado de sua tripulação de 25 voluntários, estava a caminho da Passagem Noroeste para #OpKangeiMaru, uma missão para interceptar o novo navio-fábrica baleeiro do Japão, o Kangei Maru.

A prisão ocorreu devido a uma ordem internacional do Japão, que se acredita estar ligada às atividades anteriores de Watson contra a caça às baleias na Antártida. A tática do Japão foi tornar o Aviso Vermelho confidencial para atrair Paul a uma falsa sensação de segurança.

Paul Watson, um ativista ambiental pioneiro, foi cofundador do Greenpeace e mais tarde fundou a Sea Shepherd Conservation Society. Ele dedicou mais de 50 anos à proteção da vida marinha, ganhando inúmeros elogios, inclusive sendo nomeado um dos 20 principais heróis ambientais do século 20 pela revista Time.

Apesar de o Japão ter cessado a caça às baleias em alto-mar em 2016, a CPWF suspeita que pretende retomá-la até 2025. A reativação do Aviso Vermelho é vista como tendo motivação política, coincidindo com o lançamento do Kangei Maru.

O Capitão Watson enfrenta agora o risco de extradição para o Japão e uma pena de 15 anos de prisão por defender os nossos oceanos. Essa prisão dissimulada deve ser combatida.

Precisamos da sua ajuda para instar o governo dinamarquês a libertar Paul Watson e a rejeitar esse pedido com motivação política. Se o oceano morrer, nós morremos.

Junte-se a nós na luta. Entre em contato com a embaixada dinamarquesa e divulgue:

Dinamarca no Brasil (Instagram: @denmarkinbrazil)
Tel: +55 (61) 99958-1721
E-mail: [email protected]

Ministra da Dinamarca
Mette Frederiksen
+45 3392 3300
E-mail: [email protected]
Instagram: @mette

#somethingrottenindenmark

#freepaulwatson

Fonte: Matheus Croco

NOTAS DO INSTITUTO NINA ROSA — ATUALIZAÇÃO

1. A Sea Shepherd Brasil criou uma petição pedindo a libertação de Paul Watson. Clique aqui, assine e compartilhe!

2. Eles também estão organizando uma manifestação em São Paulo:

“A manifestação vai começar às 13h, dia 27/07, sábado, no vão do MASP, na Avenida Paulista e seguirá até o Consulado da Dinamarca na Rua Oscar Freire, para pressionar as autoridades dinamarquesas para LIBERTAR o nosso capitão e NÃO EXTRADITÁ-LO para o Japão.”

1 comentário em “#FreePaulWatson”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *